O que é HPV?
HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos. É uma das ISTs mais comuns no mundo e, no Brasil, acomete 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens (Fonte: gov.br, dez/2023).
Principais sintomas e riscos
Geralmente o HPV inicia de forma assintomática, contudo sua manifestação mais comum é a formação de verrugas, especialmente na região genital, e a formação de tumores.
Os principais riscos de quem contrai o vírus é o seu estágio avançado, em que tumores inicialmente benignos eventualmente progridem para um quadro cancerígeno, principalmente cervical, anal e orofaríngeo.
Devido ao seu início silencioso, o diagnóstico precoce do HPV torna-se um desafio. Para isso, deve ser realizado um exame de biologia molecular, que é capaz de detectar a patologia mesmo em seu estágio assintomático.
O que causa o HPV?
O HPV geralmente é transmitido durante o ato sexual, o que o enquadra como uma IST (infecção sexualmente transmissível).
Como é uma patologia com fase assintomática existe um alto risco de contaminação, pois a pessoa acometida pode não estar ciente de que é portadora do HPV e não toma as devidas precauções.
HPV só pode ser transmitido sexualmente?
Não, ainda que seja considerada uma IST, a infecção não se restringe ao contato oral-genital ou genital-genital, o contato direto com a pele ou mucosa infectada também é capaz de transmitir o vírus. Dessa forma, há ainda um risco, por exemplo, no caso de gestantes, pois pode ocorrer a transmissão do vírus para o bebê no parto ou durante a gestação.
Quais são os tratamentos para HPV e como posso me prevenir?
É possível fazer o tratamento removendo as verrugas com pomadas ou ácidos de uso tópico e, nos casos em que há risco de lesões pré-cancerosas, uso de medicamentos antitumorais.
As maneiras mais assertivas de prevenção contra o HPV é utilizando preservativos de barreira (camisinha feminina ou masculina) em todas as relações íntimas, tomando as vacinas adequadas e realizando exames de biologia molecular e consultas de rotina. No caso das mulheres, pode ser descoberto através de exames ginecológicos, como papanicolau.
Onde posso ter o diagnóstico de HPV?
Na SECICOL você encontra os exames de biologia molecular necessários para o diagnóstico de HPV e de outras ISTs, bem como uma equipe médica especializada e pronta para auxiliar na manutenção da sua saúde e bem-estar.